Logo and Side Nav

News

Velit dreamcatcher cardigan anim, kitsch Godard occupy art party PBR. Ex cornhole mustache cliche. Anim proident accusamus tofu. Helvetica cillum labore quis magna, try-hard chia literally street art kale chips aliquip American Apparel.

Search

Browse News Archive

Tuesday, April 1, 2008

Primeiro livro sobre Software Studies

Temos o prazer de anunciar que o livro editado por Matthew Fuller, "Software Studies: a lexicon" foi lançado e passa a ser o mais novo livro da série Leonardo publicada pela MIT Press. O volume é o primeiro a ser publicado nesse campo emergente dos estudos do software e contém uma série de artigos interessantes.

Resumo publicado pelo MIT:

Essa coleção de textos curtos, críticos e especulativos oferecem um guia para o impacto do software no campo cultural, político, social e estético. Mídias digitais e computação são essenciais para o nosso trabalho e para a nossa vida e muito se tem falado sobre a sua influência. Mas a materialidade do software tem quase sempre ficado invisível. Nos livro Software Studies, cientistas da computação, artistas, designers, teóricos da cultura, programadores e outros que atuam nas mais variadas disciplinas tecem, cada um sobre um tópico relacionado ao software, seus entedimentos sobre o que se relaciona em seu campo de pesquisa com o tema "software studies". As áreas aí incluídas são algorítmos, estruturas lógicas, formas de pensar e de executar que saem do campo da lógica e adentram o dia-a-dia das pessoas; os valores e os julgamentos estéticos que se constituem dentro do campo das subculturas da programação computacional. O crescimento da importância do software requer um novo tipo de teoria da cultura, uma forma de análise que possa compreender as políticas do pixel ou a poesia de um loop, além de se engajar na microanálise do dia-a-dia dos objetos digitais. Os artigos do livro são de pessoas que compreendem computação (e que estão envolvidas de alguma forma na produção de software) e que ao mesmo fazem e teorizam ativamente sobre cultura. Software Studies não oferece somente estudos sobre software, mas propõe uma agenda para uma disciplina que vê o software como um objeto de estudo a partir de novas perspectivas.

Autores:
Alison Adam, Wilfried Hou Je Bek, Morten Breinbjerg, Ted Byfield, Wendy Hui Kyong Chun, Geoff Cox, Florian Cramer, Cecile Crutzen, Marco Deseriis, Ron Eglash, Matthew Fuller, Andrew Goffey, Steve Goodman, Olga Goriunova, Graham Harwood, Friedrich Kittler, Erna Kotkamp, Joasia Krysa, Adrian Mackenzie, Lev Manovich, Michael Mateas, Nick Montfort, Michael Murtaugh, Jussi Parikka, Søren Pold, Derek Robinson, Warren Sack, Grzesiek Sedek, Alexei Shulgin, Matti Tedre, Adrian Ward, Richard Wright, Simon Yuill.

Sobre o Organizador

Matthew Fuller é professor David Gee em Digital Media no the Centre for Cultural Studies, Goldsmiths College, University of London. É autor do livro Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture (MIT Press, 2005) e Behind the Blip: Essays on the Culture of Software.
Software Studies: a lexicon já pode ser encomendado via MIT Press e Amazon.