Design da interface do ambiente do projeto Analítica Cultural.
A Analítica Cultural refere-se ao uso da análise de dados e visualizações interativas de amplos conjuntos de dados culturais no contexto das humanidades. A idéia foi primeiramente apresentada por Lev Manovich em 2005. O grupo de Software Studies fundado no CALIT2 em 2007 criou a possibiliade de tornar essa visão em um projeto de pesquisa. Em conjunto com outros docentes e estudantes da UCSD, estamos conduzindo estudos de diversos conjuntos de dados culturais e desenvolvendo técnicas gerais e ferramentas para a Analítica Cultural que podem ser utilizadas por outros pesquisadores nas humanidades digitais e nas ciências sociais.
Analítica Cultural: visão (última atualização: 05/2009):
key 53.3 MB
ppt 9.6. MB
Analítica Cultural: estudos de caso (última atualização: 05/2009):
key 18.4 MB
ppt 17.2 MB
Analítica Cultural: paper (5/2007; última atualização 11/2008):
doc 2.4 MB
Publicações:
Lev Manovich. "Cultural Analytics: Visualing Cultural Patterns in the Era of “More Media.” (publicado em DOMUS, primavera de 2009.)
Lev Manovich. "How to Follow Global Digital Cultures, or Cultural Analytics for Beginners." Deep Search, ed. Felix Stalder e Konrad Becker. Transaction Publishers (versão em inglês) e Studienverlag
(versão em alemão), no prelo.
So Yamaoka, Lev Manovich, Jeremy Douglass, Falko Kuester. "Cultural Analytics on Ultra High-Resolution Displays." Artigo submetido à conferência ACM Multimídia.
O explosivo crescimento de conteúdos culturais na web incluindo as mídias sociais e os esforços de digitalização realizados por museus, bibliotecas e empresas desde os anos 1990 tornaram possível um novo paradigma fundamental para o estudo da contemporaneidade e das culturas históricas. Podemos utilizar técnicas computacionais para análise quantitativa e visualização interativa de "dados gigantes" atualmente utilizadas comumente na ciência e nos negócios para começar a analisar padrões em grandes conjuntos de dados culturais. Para construir uma analogia com a "analítica visual", "análise de negócios" e "análise da web", denominamos esse novo paradigma de "analítica cultural".
Acreditamos que o uso sistemático da análise computacional de larga escala e visualizações interativas de conjuntos de dados culturais e de conjuntos de dados se tornarão as principais tendências na área de crítica cultural e nas indústrias culturais nas décadas que estão por vir. O que acontecerá quando pesquisadores das humanidades começarem a utilizar visualizações interativas como uma ferramenta padrão em seus trabalhos, em vez da forma que utilizam atualmente? Se os slides tornaram possível a história da arte e se a projeção e a gravação de um filme permitiram os estudos dos filmes, que novas disciplinas surgirão do uso de visualizações interativas e da análise de grandes conjuntos de dados culturais?
Ao desenvolvermos as técnicas para uma Analítica Cultural Quantitativa (ACQ) utilizamos a ciberinfraestrutura tecnológica de última geração e as pesquisas de visualização no CALIT2, onde nosso laboratório está hospedado. Também tomamos partido do reconhecido status internacional dos renomados programas em artes digitais e teoria digital, com dezenas de professores e centenas de estudantes (da graduação à pós-graduação) trabalhando nestas áreas. Como resultado, estamos habilitados a desenvolver uma agenda de pesquisa única, diferente dos últimos esforços na área emergente das humanidades digitais.
- enquanto a maior parte dos projetos nas humanidades digitais lidam com texto, estamos focados na análise das culturas visuais e dos artefatos da mídia: videogames, artes visuais, design de mídia, cinema, animação, AMV, machinema, fotografia etc.
- nossa ênfase está na visualização interativa de grandes conjuntos de dados culturais (em oposição à análise somente);
- nossa especialidade em cultura digital contemporânea e design nos permite conduzir projetos que analisam essas áreas;
- nosso trabalho de análise de artefatos digitais está baseada em nossa pesquisa teórica no campo dos Software Studies.
(Lev Manovich)