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Friday, January 1, 2010
A Virada Computacional nas Humanidades (The Computational Turn)
A Virada Computacional nas Humanidades
Onde: SWANSEA UNIVERSITY
Quando: dia 09 de Março de 2010
Keynote: N. Katherine Hayles (Professora de Literatura na Duke University).
Keynote: Lev Manovich (Professor de Artes Visuais na UCSD).
A aplicação de novas técnicas e tecnologias de visualização nas Artes e nas Humanidades resultaram em novas aproximações e metodologias para o estudo dos materiais recentes e tradicionais nessas áreas. Essa nova "revolução ou virada computacional" utiliza técnicas e métodos da ciência da computação para criar novas formas distanciadas ou aproximadas de leitura de textos (por exemplo Moretti). O workshop de um dia tem como objetivo discutir as implicações e aplicações do que Lev Manovich denominou "Analítica Cultural" e a questão de buscar padrões utilizando técnicas algorítmicas. Algumas das abordagens mais surpreendentes transformam a compreensão de textos através da utilização de análise das redes (por exemplo a teoria dos grafos), codificação de bancos de dados/XML (que achata as estruturas), ou meramente provê novas técnicas quantitativas para a observar várias formas de mídias, como filmes, para representa-las visualmente, foneticamente ou hapticamente. Nesse campo existem importantes debates sobre a diferença entre narrativa versus as técnicas dos bancos de dados, as correspondências de padrões versus a leitura hermenêutica e o paradigma estatístico (utilizando amostras) versus o paradigma de mineração (análise) de dados.
Além disso, novas formas de colaboração no âmbito da Artes e Humanidades estão emergindo, formas essas que utilizam abordagens baseadas em equipes em oposição às formas tradicionais baseadas no pesquisador solitário. Essa nova forma de pesquisa requer a habilidade de criar e de administrar equipes modulares de pesquisadoresnas áreas das Artes e Humanidades através das estruturas organizacionais providas pelas tecnologias e comunicações digitais, em conjunto com técnicas para colaboração de forma interdisciplinar com outras disciplinas, como as da ciência da computação (por exemplo a interdisciplinaridade dura contra a leve - hard interdisciplinarity versus soft interdisciplinarity).
Esperam-se artigos nas seguintes áreas:
- Leitura aberta versus atenta
- Estrutura do Banco de Dados versus Argumento
- Análise (Mineração) de Dados (Data mining)/Análise de Texto/Padrões
- Padrão como novo objeto epistemológico
- Hermenêutica e Transmissão de Dados
- Técnicas Geoespaciais
- Grandes Humanidades
- Humanidades Digitais versus Tradicionais
- Construção de Ferramentas
- Cultura Livre/Open Source Artes e Humanidades
- Colaboração, Colagens e Alianças
- Linguagem e Código (software studies)
- Visualização da Informação nas Humanidades
- Reflexões Teóricas e Filosóficas sobre a Revolução Computacional nas Humanidades
+ Requisitos para participação +
Os participantes do workshop estão convidados a apresentar um artigo propositivo (cerca de 2.000-5.000 palavras) sobre a revolução/virada computacional nas Artes e Humanidades, reflexões filosófico / teóricas sobre a revolução/virada computacional, sobre focos de investigação ou questões de pesquisa relacionadas a abordagens computacionais, propostas para a prática acadêmica com técnicas de visualização algorítmica, propostas de novos métodos de investigação no que diz respeito às artes e humanidades ou estudos de casos específicos (se aplicável) e os resultados obtidos até o presente momento. Os artigos serão publicados em PDF no website do workshop e alguns dos participantes serão convidados a apresentar seu trabalho presencialmente.
Deadline para envio dos artigos: 10 de Fevereiro de 2010
Envio dos artigos: http://www.easychair.org/conferences/?conf=tct2010
O Workshop tem o apoio do Callaghan Centre for the Study of Conflict, Power, Empire, Swansea University e do Research Institute in the Arts and Humanities (RIAH) at Swansea University.
+ Referências Bibliográficas +
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Hayles, N. Katherine (2009) RFID: Human Agency and Meaning in Information-Intensive Environments. Theory, Culture and Society 26.2/3 (2009): 1-24.
Hayles, N. Katherine (2009) How We Think: The Transforming Power of Digital Technologies. Retrieved 10/11/09 from http://hdl.handle.net/1853/27680
Kittler, Fredrich (1997) Literature, Media, Information Systems. London: Routledge.
Krakauer, David C. (2007) The Quest for Patterns in Meta-History. Santa Fe Institute Bulletin. Winter 2007. Retrieved 10/11/09 from http://www.intelros.ru/pdf/SFI_Bulletin/Quest.pdf
Latour, Bruno (2007) Reassembling the Social. London: Oxford University Press.
Manovich, Lev (2002) The Language of New Media. MIT Press.
Manovich, Lev (2007) White paper: Cultural Analytics: Analysis and Visualizations of Large Cultural Data Sets, May 2007. Retrieved 10/11/09 from http://softwarestudies.com/cultural_analytics/cultural_analytics_2008.doc
McLemee, Scott (2006) Literature to Infinity. Inside Higher Ed. Retrieved 10/11/09 from http://www.insidehighered.com/views/mclemee/mclemee193
Moretti, Franco (2005) Graphs, Maps, Trees: Abstract Models for a Literary History. London: Verso.
Robinson, Peter (2006) Electronic Textual Editing: The Canterbury Tales and other Medieval Texts. Electronic Textual Editing. Modern Language Association of America. Retrieved 10/11/09 from http://www.tei-c.org/About/Archive_new/ETE/Preview/robinson.xml
Schreibman, Susan, Siemens, Ray & Unsworth, John (2007) A Companion to Digital Humanities. London: WileyBlackwell.
Organizado pelo Dr. David M. Berry, Departamento de Estudos Políticos e Culturais da Swansea University. Contato: d.m.berry@swansea.ac.uk