O projeto Analítica Cultural lança o seu mais novo software.
O programa foi desenvolvido no Multimedia Analysis Lab na Universidade Nacional de Cingapura (sob a direção de: Kay O’Halloran) em colaboração com o grupo de estudos Software Studies Initiative do Calit2/UCSD (sob a direção de Lev Manovich).
Design: Lev Manovich (Calit2/UCSD), Bertrand Grandgeorge (NUS), Jeremy Douglass (Calit2)
Programação: Bertrand Grandgeorge.
Imagem: Explorando um conjunto de 450 capas da revista Times (uma amostra de um conjunto com 4553 capas, entre 1923 e 2009, utilizando de 10 em 10 imagens e mostrando a décima). As imagens com o frame vermelho as circulando são de capas com imagens representando mulheres - selecionadas utilizando um gráfico de barras (no canto esquerdo inferior).
Imagem: Explorando um conjunto de 450 capas da revista Time (uma amostra de um conjunto com 4553 capas, entre 1923 e 2009, utilizando de 10 em 10 imagens e mostrando a décima). Sobrepondo o mouse sobre os pontos, aumentam-se as imagens e os metadados.
O software foi desenvolvido em Flash/Flex , portanto roda em qualquer PC ou MAC. Veja alguns recursos:
- o software suporta todos os tipos de gráficos - contudo se o a aplicação padrão do grafo/visualização representa os dados como vetores primitivos, nossos gráficos podem também mostrar a imagem atual. Por exemplo: você pode fazer um ponto de fuga onde as imagens estão localizadas em cima dos pontos. Você pode modificar o tamanho das imagens a qualquer momento. Ao passar o mouse sobre a imagem, a imagem se abre.
- suporta uma das técnicas mais avançadas de exploração de dados. - a visão por coordenadas. Ao selecionar um subgrupo de dados em um determinado gráfico, o sistema automaticamente destaca os gráficos nos grupos subsequentes. Em nossa implementação, essa ferramenta funciona tanto em gráficos vetorizados (gráficos de barra, histogramas) como em gráficos de imagens.
- o software pode ser utilizado tanto para explorações interativas de padrões de artefatos visuais (imagens de arte, design, fotografia, páginas web, filmes, animações ou jogos de videogame) quanto para produzir publicações em alta definição de imagens com alta qualidade. Você pode especificar o tamanho e a posição de cada visualização na tela e salvar os resultados em 300dpi's.
- é extremamente fácil preparar os dados. Você somente precisa de um diretório com imagens e um arquivo de texto em padrão .CSV descrevendo o local a localização das imagens (nomes dos arquivos) e os metadados. O arquivo pode ser criado em Excel, Google Doc ou em qualquer outro processador de textos.