Logo and Side Nav

News

Velit dreamcatcher cardigan anim, kitsch Godard occupy art party PBR. Ex cornhole mustache cliche. Anim proident accusamus tofu. Helvetica cillum labore quis magna, try-hard chia literally street art kale chips aliquip American Apparel.

Search

Browse News Archive

Sunday, May 11, 2008

Lançamento do Grupo de Software Studies em São Paulo

Seminário de lançamento do grupo de Software Studies em São Paulo, Brasil

Mesa-redonda sobre a cultura do software e lançamento do grupo de estudos Softwares Studies no Brasil (FILE Labo) com teleconferência de Lev Manovich e Noah Wardrip-Fruin e palestra de Cicero Silva

O Software Studies é um novo campo de pesquisa intelectual que está começando a surgir. O Grupo sobre Software Studies tem a intenção de ser a peça chave para estabelecer esse campo de pesquisa na área acadêmica. Os projetos selecionados se tornarão os modelos de como efetivamente poderemos estudar a "sociedade do software". Através de workshops, publicações, seminários e congressos na UCSD e nos laboratórios afiliados como o FILE Labo, disseminados tanto pela web quanto em publicações impressas, pretendemos disseminar a ampla visão do Software Studies na sociedade.

Palestrantes: Lev Manovich (UCSD), Noah Wardrip-Fruin (UCSD) e Cicero Silva (FILE Labo)

Quando: 07 de agosto, 2008, 17h30
Onde: FIESP (FILE Symposium)
Avenida Paulista, 1313, São Paulo


Bio dos palestrantes:

Noah Wardrip-Fruin é pesquisador, professor e artista digital. Seu trabalho é focado nos tópicos relacionados à ficção e ao jogo. Seus escritos/obras digitais criam novas experiências de legibilidade ligadas à interação corpórea, combinação algorítmica, mecânica dos jogos e à exploração da potencialidade das redes como algo a mais do que simples mecanismos de exibição de conteúdos. Seus projetos tem sido apresentados em galerias, festivais de arte e conferências científicas, revistas, CAVES de Realidade Virtual em locais como o Whitney e Museu Guggenheim, assim como discutido em livros como Digital Art (2003) e Art of the Digital Age (2006). Noah editou recentemente três livros e outro está no prelo, Expressive Processing, todos pela MIT Press. Noah foi pesquisador na New York University, Fellow na Brown University e professor assistente na Baltimore University. É vice-presidente da Electronic Literature Organization (ELO) e Diretor Associado do Grupo de Software Studies na UCSD.

Lev Manovich é autor de Soft Cinema: Navigating the Database (The MIT Press, 2005), Black Box - White Cube (Merve Verlag Berlin, 2005) e The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado como “a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan”. É autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em vários países. Manovich é professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), Diretor do Grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e Pesquisador Visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Manovich tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo, tendo realizado até o momento mais de 270 conferências, palestras e workshops fora dos Estados Unidos nos últimos 10 anos.

Cicero Silva é pesquisador e professor na área de tecnologia e comunicação e coordena o Grupo de Software Studies no Brasil. Atualmente é Pesquisador no Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Cicero foi Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, San Diego (2006-2007/apoio CAPES), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sob orientação de Ted Nelson e Noah Wardrip-Fruin e na Brown University (2005/apoio CAPES/MEC), local onde realizou parte de sua pesquisa de doutorado junto a pesquisadores como George Landow, Noah Wardrip-Fruin, Roberto Simanowski, entre outros. Cicero é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica, autor do livro Plato online: nothing, science and technology (All Print), coordenador do Comitê Científico do FILE e do comitê Científico do FILE Labo. Cicero tem organizado congressos e seminários na área de arte e tecnologia, novas mídias e Software Studies, tais como os seminários Tecnocriações e Estética e Novas Tecnologias, entre outros.