Logo and Side Nav

News

Velit dreamcatcher cardigan anim, kitsch Godard occupy art party PBR. Ex cornhole mustache cliche. Anim proident accusamus tofu. Helvetica cillum labore quis magna, try-hard chia literally street art kale chips aliquip American Apparel.

Search

Browse News Archive

Monday, May 19, 2008

Software Studies em São Paulo, Brasil

Software Studies em São Paulo, Brasil.
Nova inciativa será desenvolvida no FILE Labo, em São Paulo, e terá como objetivo o estudo do impacto da cultura do software no Brasil


Lev Manovich, diretor do Grupo de Software Studies na UCSD, apresentando o trabalho
"HIPerWall: Análise Cultural" durante o Workshop
Photo: Anne Helmond

O Workshop sobre Software Studies, que aconteceu durante os dias 21 e 22 de maio de 2008, teve a participação dos mais importantes teóricos das mídias digitais, novas mídias, games, literatura eletrônica e computação. Veja a lista completa no site do Workshop. No primeiro dia do Workshop, aberto ao público, cada participante apresentou suas idéias sobre como deveria ser elaborado esse novo campo denominado "Software Studies". O formato das apresentações foi Pecha Kucha, ou seja, cada apresentação durou sete minutos, no máximo, e o Workshop terminou no prazo previsto. No segundo dia o Workshop foi reservado somente para os palestrantes e pesquisadores da área convidados. Nesse dia foi definida uma agenda e, principalmente, uma ata foi redigida com os pontos fundamentais que sustentam essse novo campo de pesquisa. Cada participante pode opinar e vários debates tomaram conta da reunião durante mais de 5 horas, até que foi definida a área de inserção da nova iniciativa e também quais seriam os próximos passos em relação a novos congressos, instituições afiliadas e formação pedagógica na área. A iniciativa brasileira foi muito bem recebida pelos membros fundadores do Grupo de Software Studies e vários pesquisadores se mostraram interessados em colaborar mais com pesquisas na área de Open Source, Software Livre e Creative Commons, tópicos comentados como pontos importantes na área de Software Studies no Brasil. Ficou definida a abertura oficial da Iniciativa no Brasil, em agosto, em horário e local a ser informado. Também foi aceito o FILE Labo como local para o desenvolvimento das pesquisas e encontros mensais do grupo. A área de "Software Studies" agora faz parte do currículo acadêmico das mais avançadas instituições de ensino, pesquisa e cultura na Europa e nos Estados Unidos e agora também está presente no Brasil, em São Paulo, para colaborar na elaboração de estudos sobre essa nova cultura emergente que está cada vez mais sendo influenciada pelas operações, ideológicas ou não, dos softwares.

HIPerWall (Highly Interactive Parallelized Display Wall): Análise Cultural
Como podemos traçar "mapas" de informação cultural através de formas de visualização que levem em consideração a estética contemporânea dos softwares de mapeamento de imagem?

Essa e outras perguntas o teórico Lev Manovich está tentando responder com o seu projeto HiperWall. A idéia consiste em simplesmente criar uma espécie de wikipedia visual de todo o conteúdo cultural do mundo, ou do que estiver disponível na web (rede mundial de computadores). Com um software que está sendo especialmente desenvolvido no Calit2, na UCSD, Manovich prentende demonstrar, via imagens quase cartográficas, proximidades entre espaços culturais, temas culturais e as relações entre eles, para ficar só no primeiro nível do projeto. A idéia é poder mapear a cultura e as suas representações de uma maneira que seja possível construir novas interpretações a partir das relações entre os códigos existente e outros que podem se intercalar durante a visualização de um determinado conteúdo. Imagine se você decide procurar pelo tema "arte digital" em São Paulo. No projeto de Manovich, um grande mapa da cidade de São Paulo vai aparecer com vários ícones se movimentando sobre ele. Se você decidir clicar sobre a Avenida Paulista, uma série de ícones com pequenos traços representando o tema vão aparecer, e você poderá visualizar, além do mapa do local, os websites das Instituições, os textos publicados nessa área que estão on-line no momento e também fazer sua própria cartografia dos locais e espaços. Lev Manovich utiliza para a visualização de uma quantidade significativa de dados um supercomputador cedido pelo centro onde ele hoje pesquisa e também uma "parede" de telas de plasma (30 ao todo) interligadas que permite uma visualização espacial do conteúdo de uma forma muito detalhada. Se considerarmos a soma das telas de visualização do projeto, A HiperWall tem uma definição de 200k (200 milhões de pixels).


Software Studies em São Paulo

No dia 21 de maio de 2008 Cicero Silva, coordenador da iniciativa do Software Studies no Brasil, apresentou o projeto no congresso sobre o tema na UCSD. A apresentação tocou em pontos considerados importantes e que justificam uma iniciativa como essa no Brasil: o movimento Open Source, a utilização de softwares não proprietários em websites governamentais, a inserção do Brasil na área de pesquisa em novas mídias e arte digital, entre outros, fazem com que seja importante o Brasil poder participar dessa área emergente de pesquisa.

Assista aqui a apresentação

Veja aqui as fotos do evento