Logo and Side Nav

News

Velit dreamcatcher cardigan anim, kitsch Godard occupy art party PBR. Ex cornhole mustache cliche. Anim proident accusamus tofu. Helvetica cillum labore quis magna, try-hard chia literally street art kale chips aliquip American Apparel.

Search

Browse News Archive

Thursday, May 1, 2008

Visualizando padrões culturais

Visualizando padrões culturais

O Grupo de Software Studies foi agraciado pela UCSD com uma bolsa de pesquisa de Colaboração Interdisciplinar para trabalhar no projeto "Visualizando padrões culturais". A equipe do projeto é formada por:

Lev Manovich (Visual Arts);
Noah Wardrip-Fruin (Communication);
Falko Kuester (Calit2 and Structural Engineering);
Jim Hollan (Cognitive Science).

Resumo do projeto:

A digitalização das coleções das mídias, o desenvolvimento da web 2.0 e o rápido crescimento das mídias sociais criaram oportunidades únicas para estudar os processos culturais e sociais de uma nova maneira. Pela primeira vez na história da humanidade, temos acesso a enormes quantidades de dados sobre o comportamento e as preferências culturais das pessoas, assim como aos bens culturais de forma digitalizada. Um grande número de pesquisadores já começou a utilizar e a tirar vantagens dessas oportunidades. O que propomos com essa pesquisa é extender esse trabalho em novas direções através da utilização de uma combinação única da expertise dos membros do nosso grupo que vem do departamento de Artes Visuais, Comunicação, Ciências Cognitivias e Engenharia Civil.

Descrição do projeto:

A ciência contemporânea cada vez mais está baseada na análise mediada por computador e na visualização de grandes quantidades de conjuntos ou de fluxo de dados. Esta aproximação já demonstrou significativos avanços em vários campos, tais como astronomia, geologia, genética e lingüística. Seu sucesso foi mencionado pelo documento da National Science Foundation’s Cyberinfrastructure Vision for 21st Century Discovery (2006), que enfatiza o desenvolvimento de ferramentas para a coleção, armazenamento, análise e visualização de grandes quantidades de conjuntos de dados.

A disponibilidade conjunta de a) grandes conjuntos de dados (através da web e dos esforços na digitalização feitos por museus e livrarias) e b) ferramentas que já são empregadas nas ciências para analisar enormes quantidades de dados, torna provável uma nova metodologia para o estudo dos processos culturais e de artifatos. Se as humanidades sempre estiveram debruçadas na análise manual de pequenas quantidades de objetos culturais, podemos agora criar a visualização de informações de grandes conjuntos culturais para descobrir padrões que até hoje não eram visíveis. Algum trabalho inicial já tem sido feito nessa área. Contudo, é limitado pela sua relativa falta de interdisciplinaridade. Acreditamos que aqui na UCSD poderemos fazer progressos que definam o campo nesta área, trazendo pessoas que estudam e criam artefatos digitais, pessoas que estudam a distribuem a cognição humana e pessoas que estão desenvolvendo ferramentas computacionais para análise, projeção e interação com essa grande quantidade de conjuntos de dados.


Nossa equipe criará novas formas de interfaces multi-modais apropriadas para o estudo e a experiência com grandes quantidades de conjuntos de artefatos culturais nas mais variadas mídias. Também colocaremos juntas as técnicas de visualização normalmente utilizadas na ciência exatas com as técnicas desenvolvidas no design digital e na new media art. A forma prática de nosso trabalho será através de visualizações interativas de fluxos culturais, padrões e das relações baseadas na análise de grande quantidade de conjuntos de dados, comparados em tamanho com os dados utilizados nas ciências duras. Acreditamos que essas visualizações serão utilizadas por um grande número de pessoas - cientistas sociais e teóricos culturais - que profissionalmente estudam a cultura, estudantes de história da arte, estudos das mídias, estudantes de comunicação, visitantes de museus e criadores culturais que queiram entender melhor como o seu trabalho se encaixa em um contexto mais amplo. (Lev Manovich)