O próximo grande passo na área das Humanidades, Artes e Ciências Sociais: Cultura Analítica
Entrevista (parcial):
Q: Como você pensa que o seu trabalho vai ampliar/desafiar/alterar nossa compreensão das Humanidades, Artes, Ciências Sociais ou Educação e o que o seu trabalho oferece às corporações do mundo humanístico/científico/tecnológico?
R: Na década atual, nossa habilidade para capturar, armazenar e analisar os dados tem crescido exponencialmente e esse crescimento afetou várias áreas da ciência, indústrias da mídia e os procedimentos da produção e do consumo cultural. Pense, por exemplo, como as "pesquisas" se tornaram a interface da cultura global, enquanto que os sistemas de recomendações emergiram para auxiliar os consumidores a navegar na vasta e crescente gama de produtos.
Penso que as bases foram estabelecidas para se começar a pensar na cultura como "dados" (incluindo conteúdo de mídia e as atividades criativas e sociais em torno desse conteúdo) que podem ser computadas/analisadas e visualizadas. Em outras palavras, se a análise de dados, o processamento sofisticado de informações e a visualização vem sendo adotados pelos cientistas, empresários e agências do governo como uma nova forma de gerar conhecimento, vamos aplicar o mesmo procedimento para compreender a cultura.
Projetos relevantes sobre o tema no grupo de Software Studies: